Redução das questões de uma escala de medida de opinião
PESQUISA/RESEARCH/INVESTIGACIÓN
Redução das questões de uma escala de medida de opinião*
Reduction in the number of questions of a scale designed for measuring opinions
Reducción del número de cuestiones de una escala de medida de opinión
Vera Lúcia Mendiondo OsinagaI; Antônia Regina Ferreira FuregatoII; Jair Licio
Ferreira SantosIII
IEnfermeira. Doutoranda em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP - USP
IIEnfermeira. Professora Titular do Depto Enfermagem Psiquiátrica e Ciências
Humanas da EERP - USP
IIIEnfermeiro. Professor Titular do Depto de Medicina Social da FMRP - USP
E-mail do autor: furegato@eerp.usp.br
1 Introdução
O processo de validação de um teste, inicia-se com a formulação de definições
detalhadas do constructo, derivadas de teoria psicológica, de pesquisa anterior
ou de observação sistemática e análises do domínio relevante do comportamento
(1).
Estudar as opiniões sobre conceitos de saúde, doença e sobre assistência aos
portadores e seus familiares tem sido preocupação de vários estudiosos(2-4).
Nessa linha, foi realizado um estudo(5) construíndo um instrumento, a Escala de
Medida de Opinião (EMO), com 56 afirmativas sobre saúde, doença mental e
assistência psiquiátrica para conhecer a opinião de portadores de doença
mental, seus familiares e profissionais a respeito do tema. A construção desta
escala ocorreu em 5 etapas, desde a composição das afirmativas, com base no
arcabouço teórico do estudo, passando por testes pilotos, reformulações de
conteúdo de apresentação e de distribuição por temas. Houve também análise por
um grupo de juízes, culminando em sua composição definitiva acrescentando-lhe
dados de identificação da população do estudo.
Após o processo de construção da EMO - Escala de Medida de Opinião em saúde
mental, este estudo foi aplicado junto a 250 sujeitos (100 portadores, 109
familiares e 41 profissionais) em 2 instituições de assistência psiquiátrica,
no Rio Grande do Sul. Os resultados foram analisados com testes não
paramétricos para verificar se eram significantes as diferenças entre os 3
grupos de sujeitos e entre as categorias Conceitos, Assistência, Familia e
Enfermagem. Além disso, as médias das respostas dos sujeitos para cada item
permitiram comparações qualitativas dos resultados. Os dados que se destacaram
foram discutidos com base na literatura pertinente(6).Durante a aplicação e a
análise dos resultados da primeira pesquisa(6) e da aplicação da mesma escala
entre estudantes de enfermagem(7) observou-se que havia necessidade de promover
estudos visando melhorar a eficiência do instrumento para utilização em
pesquisas futuras.
Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo reavaliar a Escala de Medida
de Opinião (EMO) em seus aspectos de compreensão, pertinência e repetitividade
reduzindo-a ao menor tamanho necessário para garantir sua melhor eficiência.
2 Procedimentos para reformulação da EMO
A Escala de Medida de Opinião em Saúde Mental passou pela análise do
coeficiente de correlação de Kendall(8) entre os escores de cada questão e o
escore total subtraído do valor do escore da própria questão. Foi então
aplicado o teste de significância para este tipo de correlação(8) na tentativa
de redução do número de afirmativas redundantes, sem prejuízo do conteúdo a ser
analisado. Assim, as questões com altos coeficientes de correlação substituíram
as demais semelhantes.
Deve-se notar que, neste estudo, os grandes componentes da análise das
respostas são dados pela informação teórico-metodológica de forma apriorística
aos dados empíricos. Conceito e Assistência na Sáude Mental assim como Família
e Enfermagem constituem categorias pré-definidas pelo arcabouço teórico que
aninha o estudo. Deste modo, não foi utilizada, inicialmente, a técnica de
componentes principais, usual nestes casos, mas uma crítica qualitativa,
assessorada por informações quantitativas.
Vinte e duas questões foram excluídas do questionário com base em três
princípios:
a) A análise crítica do enunciado e da pertinência de cada questão,
com vistas ao objetivo de sua formulação;
b) A importância da afirmativa, com base no escore total. Para isso,
foram calculados os coeficientes de correlação de Pearson(8) de cada
uma das questões com o Escore total os quais atuaram de forma
assessora; no caso de permanência de dúvidas sobre a eliminação ou
não de determinada questão, a magnitude do coeficiente (relativamente
aos coeficientes das demais questões) foi tomada em consideração;
c) Correlação com o escore médio por categoria - Procedimento
idêntico ao anterior foi realizado, utilizando os coeficientes de
correlação de cada questão com o Escore médio do grupo de análise nas
4 categorias (Conceito, Família, Enfermagem e Assistência).
Novamente, estas foram informações assessoras, complementares às
utilizadas no procedimento anterior.
Analisando as questões da EMO, uma a uma, os pesquisadores fizeram uma revisão
da sua distribuição nas 4 categorias: Conceitos, Assistência, Família e
Enfermagem. Observou -se criticamente as formulações e contatou-se que algumas
delas poderiam estar em várias posições referindo-se tanto a conceitos de saúde
e doença mental como a famílias, enfermagem ou assistência. Uma releitura dos
resultados da pesquisa junto a pacientes e familiares(6) em cada uma das 56
questões permitiu classificar 18 na categoria conceitos, 13 de famílias, 8 de
enfermagem e 31 em assistência. Depois deste procedimento, foram feitas as
correlações do escore médio de cada categoria com o escore total.
Após esta tabulação, foram organizadas em ordem decrescente aquelas de maiores
escores até as de menor escore, encontrando por exemplo, para os familiares a
questão 41 com o maior score (0,483) e, de menor score (0,005), a questão 36.
Para os pacientes a de maior score (0,429) foi a nº 5 e a de menor score
(0,002) foi a nº 24. Foram então efetuadas as correlações de cada questão com o
escore médio do grupo ao qual pertence, por categoria.Tornamos a analisar cada
uma das questões, comparando os resultados obtidos nestas correlações com o
arcabouço teórico de base.
Uma nova leitura permitiu rever as sobreposições, ou seja, aquelas questões que
poderiam ser enquadradas em mais de uma categoria. Algumas questões foram
reformuladas para melhor compreensão, assim como outras foram eliminadas quando
duas perguntas tinham o mesmo sentido, sendo eliminada aquela com baixa
correlação com o escore médio. Outras afirmativas foram reagrupadas por dizerem
coisas semelhantes, assim como foram realizadas as sínteses de questões
extensas ou com falas dispensáveis. Deste procedimento resultaram 34
afirmativas distribuídas entre as categorias Conceitos (6), Família (9),
Enfermagem (7) e Assistência (12).
A análise fatorial, realizada através da técnica de componentes principais
(STATA), nada acrescentou às conclusões já encontradas e discutidas acima.
Dessa forma, optou-se por não apresentá-la.
Seguindo as orientações da literatura (9, 10), o processo de validação
realizado foi muito valioso nesta fase de ajuste do instrumento. O componente
conceitual da validade de um instrumento, refere-se ao julgamento, por parte do
investigador, sobre se o instrumento mede o que deveria medir. O que os
investigadores consideram válido depende do contexto histórico e das teorias
vigentes em cada momento. A validade operacional envolve uma avaliação
sistemática do instrumento, geralmente comparando-o com um critério estatístico
(11).
A EMO foi renumerada de forma seqüencial, ocupando os espaços das questões
excluídas, respeitando-se a seqüência estabelecida por sorteio de duplo cego,
nas 56 afirmativas do instrumento original. O resultado desses estudos levou à
definição da EMO - Escala de Medida de Opinião em saúde mental com 34
afirmativas, conforme apresentada a seguir.
3 Considerações finais
Recapitulando, os procedimentos de construção de uma Escala de Medida de
Opinião em Saúde Mental-EMO foram testados em três pesquisas com seus
resultados divulgados(5,6, 7). No presente estudo, foram retomados os dados de
uma das pesquisas(6) e aplicados à Escala vários testes estatísticos para
análise dos coeficientes de correção dos itens bem como testes de significância
entre os itens, nas diferentes categorias de análise, resultando no instrumento
apresentado em anexo.
O passo seguinte foi a aplicação do instrumento em teste pareado numa amostra
de 10 juizes assim como estudo piloto realizado entre 206 portadores de
transtorno mental e seus familiares, cujos resultados serão apresentados em
estudos posteriores.
O conjunto dos procedimentos acima apresentados compõem a avaliação
operacional, conceitual e a definição da confiabilidade do instrumento - EMO -
Escala de Medida de Opinião sobre Conceitos e Assistência em Saúde Metal para
então ser aplicada a novos grupos de sujeitos.