17PTGIVZOEP5917PTGIVZOEP59
Género de texto | Resumo/Abstract |
Student |
PLM/PLNM | PLNM |
Gender | M |
Task |
Task description | Elabore um possível resumo (abstract) para o artigo que se apresenta em anexo.
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Task ID | 17ABSMZ01 |
Contexto | Clausura |
Curso |
University | Universidade Eduardo Mondlane |
Área | Ciências Sociais e Humanas |
Curso | Ensino de Português |
Disciplina | Português IV |
School year | 2017 |
Collection |
País | Moçambique |
Opções de representação
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O presente estudo surge no âmbito do trabalho que vem sendo desenvolvido na área ligada a problemática de ensino da língua portuguesa focado ao ensino da gramática normativa. A pesquisa tem como objectivo saber ate que ponto as reflexões propostas sobre o ensino da língua chega às salas de aulas. O estudo contou com a participação de quatro turmas de língua portuguesa de diferentes escolas públicas e um total de 73 alunos da sétima e oitava classe e os respectivos professores. Aplicou-se um questionário contendo dez perguntas que foram respondidas pêlos professores e alunos participantes da pesquisa e também foram assistidas duas aulas de cada uma das turmas dos professores visados. Os resultados apontam que as aulas de português continuam sendo palco para o ensino exclusivo da gramática normativa.
Palavras-chave: percepções de alunos, ensino da língua portuguesa, cenário Brasileiro.
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